segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Comece a Ganhar um Extra

Agora que você já criou seu orçamento, e está comprando apenas o necessário, chegou a hora de começar a ganhar algum dinheiro extra.

Existem muitas coisas que podem ser feitas para ganhar um dinheiro extra eventual, mas nós estamos focados em renda extra mais constante. Para sugestões de renda extra eventual, consulte o Google ou o YouTube que existem muitas dicas lá. Eu gostei de algumas dicas do Dimas Moura no seu canal de YouTube: Mais 50.

Mas, como eu disse, esse não é o foco desta postagem. Estamos mais interessados no momento em orientar sobre como realizar vendas diretas para ganhar um dinheiro extra. Minha esposa e eu já nos cadastramos em algumas empresas de vendas diretas, ao longo dos anos. Algumas quebraram, outras mudaram o foco e/ou forma de adquirir os produtos e acabamos por desistir delas.

Mas, nós continuamos firmes e fortes, sabendo que marketing multinível é uma maneira muito boa de ganhar um extra de forma consistente e honesta.

Atualmente estamos ativos em duas empresas de multinível. Uma empresa que já conta com 60 anos e a outra conta com mais de 10 anos. Nos próximos posts irei falar um pouco mais sobre as empresas das quais somos cadastrados. Mas antes deixe-me descrever os passos para poder ser empresário (distribuidor, consultor, etc.) de uma empresa que trabalha com marketing multinível. Os passos básicos são:
  1. Cadastro;
  2. Compra de produtos com desconto (economia no consumo);
  3. Venda de produtos (lucro sobre as vendas);
  4. Formação de rede de empresários (bônus sobre vendas da rede).
No caso de uma empresa de vendas diretas, o cadastro se refere ao preenchimento de seus dados e à compra do kit inicial. Dependendo da empresa, o valor pago pelo cadastro pode ser apenas para cobrir as despesas gerais de averiguação da documentação do novo empresário, ou pode ser para comprar os produtos iniciais para comercialização. Também varia muito quanto aos benefícios auferidos com o pagamento do cadastro. Algumas empresas já incluem uma loja virtual, outras cobram adicional pela loja virtual. Se o valor do cadastro for muito elevado, e a porcentagem de bônus pago ao cadastrador/cadastrante for elevado, comece a desconfiar de pirâmide e não de marketing multinível.

Quanto ao item dois (2) o desconto varia de empresa para empresa. Algumas empresas dão descontos de 20% até 50%. Para manter a sustentabilidade da rede, e o pagamento dos bônus a todos os qualificados, o desconto normalmente não é superior a 50%. Se o desconto for muito grande, comece a desconfiar que se trata de pirâmide.

O lucro das vendas (item três) vai depender da quantidade de vendas efetuadas e o desconto concedido na compra. Espera-se que neste modelo de vendas não tenha (ou seja mínimo) as perdas por causa de produto estragado ou fora de validade (por não ter vendido logo).

O último item é a formação de rede de empresários. Formar rede, nada mais é do que cadastrar outras pessoas (fazer o mesmo processo que você fez, para obter produtos com descontos) abaixo de você. Pessoas verem que você está com renda extra e quererem ter também. Quanto maior a rede, maior os bônus, respeitando o modelo da empresa. Algumas empresas limitam o número de diretos. Outras limitam o número em profundidade. Cada empresa tem seu modelo, mas todas as empresas de marketing multinível pagam mais para redes maiores, com vendas maiores.

Às vezes os ganhos na revenda (item 3) são tão bons que os empresários decidem não cadastrar ninguém abaixo deles. Mas isso é um erro grave no modelo de vendas em marketing multinível, pois os bônus maiores vem justamente pelas vendas da rede.

Compre Apenas o Necessário

Agora que fez o seu orçamento e tem ideia sobre os ganhos e as despesas, é necessário controlar as compras para comprar apenas o necessário. Corte seus gastos com supérfluos, com coisas desnecessárias.

Procure comprar produtos que dê conta do recado, mas que não sejam caros. Muitas vezes os produtos com preço intermediário tem boa durabilidade com preço acessível.

Sei por experiência que uma despesa que geralmente pesa no orçamento é a de limpeza (de casa, de roupa). No meu caso economizo bastante nos produtos de limpeza utilizando produtos concentrados e diluindo-os na hora de utilizar. Se você tiver interesse em conhecer alguns dos produtos que comercializamos, siga o link.


Outra despesa que muitas vezes nos assusta é a conta da farmácia. Muitas pessoas fazem automedicação sem se dar conta que os efeitos colaterais de muitos remédios são piores do que a doença que dizem curar. Todo medicamento deve ser tomado com cuidado, e de preferência sob orientação médica. Nós também diminuímos a nossa conta na farmácia introduzindo em nossa dieta alguns produtos naturais adicionais. Consumimos regularmente vitaminas, minerais e óleos essenciais. Também comercializamos alguns produtos nesta linha. Se tem interesse em conhecer, clique aqui. Um dos produtos que tem nos dado excelentes resultados tem sido o concentrado de alho em tabletes (garlic) e outro é o polivitamínico.

Criando seu Orçamento

Você quer uma renda complementar! Isso é interessante. Mas qual é o seu orçamento atual? Você tem alguma ideia (mesmo que remota) de quanto ganha e em que aplica o que ganha?

Para ter uma ideia de quanta renda extra seria interessante, é necessário primeiro ter uma ideia de seu orçamento atual. Anote (em um papel ou em uma planilha) todos os seus rendimentos do mês. Se for assalariado, anote o salário bruto, os descontos e o salário liquido.

Depois anote todas as suas despesas.

Na minha planilha pessoal eu começo com minhas contribuições religiosas. Depois eu coloco campos para os cartões de crédito e vou adicionando as despesas feitas nos cartões nas planilhas dos meses seguintes (no vencimento de cada cartão). Assim eu já tenho noção que aquela parte do salário já está comprometida com o pagamento integral do cartão de crédito.

Coloco também em minha planilha as despesas normais com água, energia elétrica (luz), gás (se for encanado), telefone (fixo, celulares, etc.), internet, moradia, transporte (prestação do carro, seguros e emplacamentos, pois os combustíveis já estão na fatura dos cartões), prestações e carnês (que não forem incluídos nas faturas dos cartões de crédito), fundo de previdência privada e outras contribuições (aniversários, etc.).

E um dos itens mais importantes (possivelmente segundo lugar em importância já que as contribuições religiosas devem ficar em primeiro lugar) é a quantia para colocar em poupança. Uma pequena reserva para uso futuro. Minha sugestão é que este valor seja pelo menos uns 10% de sua renda.

Por último eu coloco linhas com os somatórios de renda e de despesas e a diferença entre eles. Preferencialmente os rendimentos líquidos serão maiores que a soma de suas despesas.

Minha orientação é que sempre pague o valor total dos cartões de crédito, para não diminuir o valor disponível de sua renda ainda mais com o pagamento de juros. Evite empréstimos o máximo que puder, pois os juros pagos diminuem o valor disponível de sua renda.

Estou disponibilizando uma planilha exemplo que poderá servir para aqueles que queiram começar a informatizar seu orçamento doméstico. Trata-se de uma planilha em duas páginas (que pode inicialmente ser impresso frente e verso). A primeira página contém algumas categorias sugeridas, para lhe ajudar a classificar suas finanças. A segunda página está quase tudo em branco, para você colocar os valores de seu orçamento. Se você for persistente, após alguns meses você terá um orçamento personalizado. Baixe aqui a planilha. A forma como eu utilizo a planilha é: 1) criar um arquivo para cada ano; 2) criar "tabs" (abas) para cada mês daquele ano. Para começar, copio o conteúdo do primeiro tab e colo no segundo tab, para criar o segundo mês, etc. Quando tiver terminado um ano, eu copio e edito o arquivo para começar um novo ano. Isso facilita a lembrança de coisas que acontecem em um determinado mês do ano (renovação de seguros, aniversários de parentes, Impostos anuais, etc.).

Sobre o Autor

O autor é professor doutor aposentado de Engenharia Elétrica e tem mais de 60 anos. Já aprendeu muito sobre finanças pessoais e corporativas, e ainda está aprendendo mais. Já foi administrador de condomínio, membro de conselho fiscal de condomínio e de fundação. Já tem mais de 30 anos administrando finanças na condição de marido e pai de família. Já foi tesoureiro de igreja durante alguns anos.

Hoje, na condição de aposentado, tem mais tempo para ajudar outras pessoas a colocar as finanças em ordem e a ganhar uma renda extra, para suplementar a renda; uma espécie de plano B.

Meu desejo é ajudar outros a se ajudarem.

Como professor, aprendi logo cedo que não podemos enfiar conhecimento na cabeça de ninguém. Para que o aluno aprenda é necessário que ele queira aprender. Logo, o papel do professor passa a ser: ajudar a aqueles que querem ser ajudados. Neste mesmo pensamento, escrevo estas linhas pensando na possibilidade de ajudar aqueles que querem ter um pouco mais de entendimento sobre finanças e, pelo trabalho, ganhar algo a mais para complementar sua renda.

Quem Quer Mais Renda

Este site foi idealizado para ajudar àqueles que já trabalham, já têm alguma renda, mais querem uma renda adicional. Para se qualificar é necessário dispor de (ou arranjar) algumas horas por semana para se relacionar com pessoas. Ter noções de uso de aplicativos de comunicação, ou noções de uso de redes sociais e afins pode ser de grande valia, mas não é imprescindível. Ser sociável e ter amigos também pode ajudar bastante.

Este não é um esquema para ganhar muito dinheiro sem trabalhar. Mas, é uma maneira de se ajudar ajudando a outras pessoas. É uma maneira de economizar na limpeza de sua casa, e de melhorar a sua saúde com suplementos vitamínicos.

As informações são distribuídas em várias páginas neste blog, e as páginas individuais podem ser escolhidas no menu. Ou pode ler cada página em sequencia, e quando terminar uma página, clicar no link para a página seguinte, até chegar na última página. Você escolhe.

Também não estamos aqui para ditar regras ou obrigar ninguém a fazer qualquer coisa. Vamos fornecer algumas orientações e mostrar o caminho das pedras. Aceite as sugestões que achar por bem. A escolha é sua.