Agora que você já criou seu orçamento, e está comprando apenas o necessário, chegou a hora de começar a ganhar algum dinheiro extra.
Existem muitas coisas que podem ser feitas para ganhar um dinheiro extra eventual, mas nós estamos focados em renda extra mais constante. Para sugestões de renda extra eventual, consulte o Google ou o YouTube que existem muitas dicas lá. Eu gostei de algumas dicas do Dimas Moura no seu canal de YouTube: Mais 50.
Mas, como eu disse, esse não é o foco desta postagem. Estamos mais interessados no momento em orientar sobre como realizar vendas diretas para ganhar um dinheiro extra. Minha esposa e eu já nos cadastramos em algumas empresas de vendas diretas, ao longo dos anos. Algumas quebraram, outras mudaram o foco e/ou forma de adquirir os produtos e acabamos por desistir delas.
Mas, nós continuamos firmes e fortes, sabendo que marketing multinível é uma maneira muito boa de ganhar um extra de forma consistente e honesta.
Atualmente estamos ativos em duas empresas de multinível. Uma empresa que já conta com 60 anos e a outra conta com mais de 10 anos. Nos próximos posts irei falar um pouco mais sobre as empresas das quais somos cadastrados. Mas antes deixe-me descrever os passos para poder ser empresário (distribuidor, consultor, etc.) de uma empresa que trabalha com marketing multinível. Os passos básicos são:
- Cadastro;
- Compra de produtos com desconto (economia no consumo);
- Venda de produtos (lucro sobre as vendas);
- Formação de rede de empresários (bônus sobre vendas da rede).
No caso de uma empresa de vendas diretas, o cadastro se refere ao preenchimento de seus dados e à compra do kit inicial. Dependendo da empresa, o valor pago pelo cadastro pode ser apenas para cobrir as despesas gerais de averiguação da documentação do novo empresário, ou pode ser para comprar os produtos iniciais para comercialização. Também varia muito quanto aos benefícios auferidos com o pagamento do cadastro. Algumas empresas já incluem uma loja virtual, outras cobram adicional pela loja virtual. Se o valor do cadastro for muito elevado, e a porcentagem de bônus pago ao cadastrador/cadastrante for elevado, comece a desconfiar de pirâmide e não de marketing multinível.
Quanto ao item dois (2) o desconto varia de empresa para empresa. Algumas empresas dão descontos de 20% até 50%. Para manter a sustentabilidade da rede, e o pagamento dos bônus a todos os qualificados, o desconto normalmente não é superior a 50%. Se o desconto for muito grande, comece a desconfiar que se trata de pirâmide.
O lucro das vendas (item três) vai depender da quantidade de vendas efetuadas e o desconto concedido na compra. Espera-se que neste modelo de vendas não tenha (ou seja mínimo) as perdas por causa de produto estragado ou fora de validade (por não ter vendido logo).
O último item é a formação de rede de empresários. Formar rede, nada mais é do que cadastrar outras pessoas (fazer o mesmo
processo que você fez, para obter produtos com descontos) abaixo de
você. Pessoas verem que você está com renda extra e quererem ter também. Quanto maior a rede, maior os bônus, respeitando o modelo da empresa. Algumas empresas limitam o número de diretos. Outras limitam o número em profundidade. Cada empresa tem seu modelo, mas todas as empresas de marketing multinível pagam mais para redes maiores, com vendas maiores.
Às vezes os ganhos na revenda (item 3) são tão bons que os empresários decidem não cadastrar ninguém abaixo deles. Mas isso é um erro grave no modelo de vendas em marketing multinível, pois os bônus maiores vem justamente pelas vendas da rede.