sábado, 1 de junho de 2019

Outras Economias Mensais

Muita gente não faz orçamento e não se dá conta de quanto (em porcentagem do salário) gasta mensalmente em TV por assinatura (TV "a cabo"), Internet (banda larga e móvel) e telefonia (fixa e móvel). Infelizmente no Brasil a infraestrutura nestes serviços ainda é precária e não existe muita concorrência (para baixar o preço). Está melhorando, mas ainda falta muito para ser de qualidade por um preço acessível.

A TV por assinatura está começando a mudar por causa de serviços como Netflix, YouTube e IPTV. De forma convencional, a TV tem diversos geradores de sinal (canais) que são transmitidos pelos diversos meios (rádio frequência, satélite) até chegar na residência do usuário do serviço. O usuário utiliza um aparelho (receptor) para selecionar o canal (do gerador de sinal) que deseja visualizar. É desta forma na TV (analógica que foi abolida e na TV digital) aberta e na TV por assinatura. Todos os sinais estão presentes ao usuário. Se tiver algum bloqueio de sinal na TV por assinatura (por não ser assinante do canal), este é feito no equipamento do assinante, pois todos os sinais chegam para o assinante e a operadora da TV por assinatura é responsável pela qualidade do sinal que chega.

Já nos serviços de Netflix, YouTube e IPTV o usuário escolhe o canal que deseja e se conecta àquele canal. Os demais canais não são transmitidos até o usuário (apenas é transmitido o canal escolhido). Os geradores de sinal não são responsáveis pela qualidade do sinal que chega no assinante, pois esta depende da qualidade de sua conexão com a Internet. No caso da IPTV (na maioria das vezes) ainda é responsabilidade do usuário encontrar os geradores de sinal. Existem algumas listas disponíveis na Internet com atualização periódica de canais geradores que podem ser utilizados para escolha dos canais, mas muitas das vezes ficam desatualizados rapidamente e os canais terminam por não estar disponíveis na hora que o assinante quer assistir o canal.

Para reduzir custos de TV por assinatura o usuário pode abrir mão de canais (pacotes) adicionais ou até da própria TV de assinatura, passando a assistir Netflix, YouTube e IPTV (se submetendo às deficiências destes serviços).

Quanto aos pacotes de Internet, se necessário for, pode contratar um pacote de velocidade menor, ou trocar de provedor para ter um preço melhor com a mesma velocidade. Ano passado chegou um novo provedor aqui na cidade em que eu moro, com pacotes melhores, e entregando fibra óptica direto na residência do assinante. Aumentei a velocidade de minha banda larga em 20 vezes por quase o mesmo preço, só mudando de operadora.

Na área da telefonia móvel existem diversos provedores com muitos pacotes diferentes. Às vezes só em ameaçar mudar para outra operadora você consegue um bom desconto no seu pacote. Caso não consiga sem mudar de operadora, com a modalidade de portabilidade fica fácil mudar de operadora para conseguir planos melhores, com preços melhores.

É interessante reavaliar os planos de TV, Internet e telefonia anualmente para manter os seus custos sob controle com os serviços imprescindíveis para o nosso dia a dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados. Comentários respeitosos dos nossos leitores poderão ser publicados. Comentários com palavras de baixo calibre serão apagadas sem dó.