quarta-feira, 29 de maio de 2019

Economia de Taxas

Comecei este blog em 2016 falando sobre "Criando seu Orçamento" e depois sobre "Compre Apenas o Necessário". A ideia destes primeiros posts era para você tomar ciência de quanto recebe, quanto gasta e quanto investe regularmente, para poder economizar em seu orçamento. Neste post quero listar mais alguns cortes que você pode tentar para diminuir suas despesas.

1) Despesas com bancos. Todo banco brasileiro é obrigado pelo Banco Central de oferecer uma cesta básica de produtos gratuitamente. Além desta cesta "básica" o banco pode oferecer outras cestas (e cobrar por elas). O pacote grátis obrigatório inclui cartão de débito, quatro saques, duas transferências no mesmo banco, dois extratos em autoatendimento, consultas internet ilimitadas e mais algumas coisas. Se o seu "perfil" permite que você passe o mês com apenas estes serviços, você deve solicitar (brigar se necessário) com o banco para lhe enquadrar no pacote (cesta) básico gratuito de serviços. Isso pode lhe economizar R$ 10, 20 ou até mais por mês (dependendo do pacote que você tem atualmente. Eu já tive experiência de estar pagando uns R$ 14 mensais e de repente o banco (sem avisar) aumentar a taxa para R$ 36,40. Eu reclamei, me encaixei no pacote grátis e até hoje não pago mais taxa de serviço naquele banco (isso aconteceu em 2015). Fechei contas que tinha em outros bancos, mas que não utilizava. Assim economizei mais ainda.

2) Despesas com cartões. Existem cartões de crédito com e sem anuidade (cartões free). Eu migrei para cartões free e cancelei cartões com anuidades. Hoje só tenho um cartão com anuidade (mas que tem outros benefícios para compensar). Hoje tenho um cartão com anuidade (da cooperativa que me paga distribuição de sobras pelos serviços que utilizo e ainda tem plano de fidelidade) e três cartões sem anuidade. Minha esposa é minha dependente em três dos quatro cartões, mas tem um outro cartão no qual ela é titular (também sem anuidade). Para aqueles que têm cartão pelo banco, com limite alto e não querem cancelar o cartão, vale a pena ligar e dizer que tem cartões sem anuidade e quer cancelar o cartão. Muitas vezes o banco diminui a anuidade para continuar com o cliente. Se ligar em dois ou três anos consecutivos, pode acabar ficando sem anuidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados. Comentários respeitosos dos nossos leitores poderão ser publicados. Comentários com palavras de baixo calibre serão apagadas sem dó.