segunda-feira, 6 de maio de 2019

Começando como Empreendedor

Para iniciar como empreendedor (empresário, distribuidor, consultor) de uma empresa de marketing multinível, minha sugestão é:
  1. Consiga um capital de giro razoável para o segmento no qual quer trabalhar.
  2. Consiga um cartão de crédito com limite razoável (e utilize apenas para este fim).
  3. Faça o cadastro e pague com o cartão de crédito.
  4. Compre os produtos essenciais para começar o consumo e a venda.
O valor "razoável" vai depender de qual empresa você decide se cadastrar e quais os produtos que pretende comercializar inicialmente. No caso da primeira empresa de multinível que eu apresentei, minha sugestão é ter pelo menos uns R$ 1.000,00 disponível (para pagar o cartão de crédito) e um limite de crédito inicial do cartão de pelo menos R$ 2 a 3 mil. A não ser que você conheça e more próximo de outros empresários e possa fazer um pedido conjunto (pedido combinado) para baratear o frete. Neste caso, cada um arca com sua própria compra (mas pode ser no cartão de seu conhecido, ou pode fazer a compra em dois cartões). Cada vez que for comprar produtos, compre o suficiente para diluir (ou eliminar) o valor do frete, de acordo com a sua região geográfica.
Pessoalmente estou utilizando um cartão de um banco digital (o NuBank) e estou satisfeito com ele. A cada poucos meses eles aumentam meu limite de crédito e eu aumento meu estoque (reinvestindo parte dos meus lucros). Sempre pago a fatura integralmente. Raramente eu divido minhas compras no cartão em 2X ou 3X. Normalmente eu compro em 1X (direto), para não descontrolar as finanças. Também deixo separado os valores da "empresa" dos valores pessoais (ou da família). Assim, quando chega o dia do vencimento eu tenho com que pagar a fatura integral. Sim, e se eu tirar algum produto para uso pessoal (e faço isso muito) eu coloco o equivalente ao preço do empresário, na caixinha junto com o apurado para não faltar no dia de pagar a fatura. Inclusive com o NuBank, se você tiver também a NuConta (além do cartão de crédito) você pode gerar um boleto e fazer depósito semanal do apurado. Assim, quando chegar o dia de vencimento do cartão o valor já pode estar na NuConta. Pagando assim (com dinheiro da conta) a liberação do limite do cartão é instantâneo. Lembrando que qualquer valor depositado na NuConta recebe rendimentos diários.
Outra sugestão é reinvestir parte do seu lucro a cada mês até que você tenha um capital de giro e estoque de produtos suficiente para atender sua demanda. A empresa não recomenda que o empresário faça estoque, mas vai ter que levar em consideração sua rotatividade de mercadoria e o tempo de entrega para sua região. Aqui em Campina Grande, demora uns 15 dias para chegar uma remessa, então eu tenho que levar isso em consideração ao dimensionar meu estoque mínimo. Na região norte do país o tempo de entrega é até maior (e o preço cobrado pelo frete também).
Quanto à segunda empresa de marketing multinível da qual fazemos parte, segue no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são moderados. Comentários respeitosos dos nossos leitores poderão ser publicados. Comentários com palavras de baixo calibre serão apagadas sem dó.