segunda-feira, 6 de maio de 2019

Minhas Primeiras Vendas

O primeiro passo em uma empresa de marketing multinível é o cadastro. O segundo é adquirir os produtos. Na segunda empresa que eu mencionei, da qual fazemos parte, o valor do cadastro é (maio de 2019) de R$ 559,00 e mais o frete. O kit inclui dez óleos essenciais diversos, em frascos de 5 ml. Além do valor do kit, é necessário ter capital (e cartão de crédito com limite suficiente) para comprar os primeiros produtos a serem vendidos. Como são comercializados no Brasil, por essa empresa, mais de 50 óleos essenciais diferentes, com preços de varejo variando de R$ 65,00 até R$ 451,00 para os frascos de 15 ml, é preciso escolher quais produtos vai comprar para o estoque inicial.
Sugiro ter pelo menos uns R$ 2.000,00 disponível (para pagar o cartão de crédito) e um limite de crédito inicial do cartão de pelo menos R$ 3 a 4 mil. Nesta empresa o valor do frete terrestre é único, então compre o suficiente a cada vez, para diluir o valor do frete. Deve separar um cartão de crédito só para estas compras.
Uma vez tendo os produtos em mãos é necessário apresentar os produtos aos possíveis compradores, falando das maravilhas dos produtos. O cliente examina, gosta do produto e pergunta: Aceita cartão?
Para trabalhar com venda de produtos nos dias de hoje, é imprescindível ter alguma forma de receber por cartão de crédito. A forma mais segura é com a maquineta que lê o chip do cartão. Pessoalmente já utilizei duas maquinetas diferentes: iZettle e SumUp.
O que gostei na iZettle foi a possibilidade de cadastrar os produtos com os preços e assim pode sair uma lista com os produtos vendidos e o total pago. Para o cliente é muito bom ter controle do que comprou e quanto pagou. O que não gostei foi o valor da taxa por transação.
O que gostei da SumUp foi o valor reduzido da taxa por transação e o valor reduzido do preço da maquineta (podendo dividir em até 12 meses). Também gostei da possibilidade de oferecer parcelamento aos clientes sem ter uma taxa mensal maior. No fim das contas somos nós que fornecemos o financiamento, já que recebemos as parcelas a cada 30 dias. Então se não tiver capital de giro suficiente, não parcele no SumUp. Para mim é válido pois eu já tenho um certo capital de giro e com o cartão garanto o recebimento (mesmo que demore).
Quando fizer as primeiras vendas lembre-se que apurado não é lucro. Lembre-se de que a maior parte do valor recebido tem que ser guardado para pagar o produto (recompra) com frete, taxas de maquineta, etc. No início das operações deve-se retirar o mínimo do lucro possível, reinvestindo o restante na compra e ampliação do seu estoque.

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