quinta-feira, 9 de maio de 2019

Escolhendo uma Empresa de MMN

Se você pensa em entrar no Marketing Multinível (MMN), podemos dar algumas dicas na escolha da empresa. O que devemos procurar em uma empresa de vendas diretas?
  • Solidez da empresa;
  • Produtos de boa qualidade;
  • Logística de entrega dos produtos;
  • Cursos e treinamentos;
  • Ativo mensal;
  • Plano de recompensa.
A solidez da empresa pode ser verificado fazendo busca na Internet. A empresa deve ter endereço fixo e CNPJ. Empresas sólidas (consolidadas) já terão alguns anos de existência (Empresas novas são muito mais difíceis de avaliar). Deve ter um faturamento razoável, condizente com a idade da empresa e sua abrangência.

De preferência deve ter mais de um produto. Empresas com um produto apenas, são muito susceptíveis a variações de mercado, incluindo aceitação do produto. Empresas com diversos produtos continuam funcionando mesmo que um produto diminua as vendas ou até saia de linha. Os produtos devem ser preferencialmente de uso diário ou mensal. Produtos de consumo terão que ser repostos, implicando em uma nova venda.

Para facilitar a vida do empresário (distribuidor, consultor) a logística de entrega deve buscar diminuir o custo do frete e diminuir o tempo de entrega dos produtos. Quando a logística não é boa, o empresário fica obrigado a ter um estoque razoável para não faltar produto entre uma entrega e outra. Se o valor cobrado pelo frete for alto, o empresário terá que ter mais capital para fazer compras maiores para diluir o frete. Assim, as compras serão maiores e mais espaçadas. O ideal é um custo baixo (ou zero) para o frete com entrega em poucos dias (ou horas).

Uma empresa de marketing multinível que se preze terá uma boa estrutura de treinamentos para os empresários. Nos dias de hoje, esse treinamento poderá se dar por meio de palestras de outros empresários ou por vídeos e tutoriais na Internet. Se a empresa produz os tutoriais e vídeos mostra o comprometimento da empresa além de garantir a qualidade do material e a veracidade das informações.

O ativo mensal se refere ao valor mínimo que o empresário precisa adquirir mensalmente para se manter ativo na empresa e ter direito aos bônus. Quanto menor este valor, mais fácil será para o empresário se qualificar mensalmente para receber os bônus de sua rede. Se for bem baixo, em alguns casos, poderá ser atingido apenas com o consumo pessoal (não dependendo de vendas a outras pessoas). Se for alto demais o empresário terá que investir várias horas mensais na venda de produtos. O ideal é um meio termo atingível.

Por último (mas não menos importante) é importante que a empresa de MMN tenha um bom plano de recompensa. Claro que o modelo será diferente das outras empresas e não existe nenhum modelo perfeito. Mas o modelo deve contemplar de maneira justa que quem trabalha mais receba mais, e quem não trabalha não receba (ou receba muito pouco). O modelo poderá limitar a quantidade na horizontal (diretos) e na vertical (profundidade), ou não. Mas é extremamente importante que exista alguma limitação de ganhos de profundidade para que o modelo seja sustentável. (Apenas imagine se o modelo promete 5% do valor de vendas a todos os uplines, sem limite. Depois que atingir 20 de profundidade a empresa vai operar no vermelho.)

Obviamente esta lista não é exaustiva, e você talvez já pensou em outras coisas interessantes para uma empresa de MMN. Mas pelo menos esta lista é um bom "pontapé inicial" para quem ainda não tem familiaridade com Marketing Multinível.

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